Declaração pode ser enviada até 31 de maio; aproximadamente 28,6 milhões de contribuintes já entregaram o documento.
Está chegando o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023. O período se encerra na próxima quarta-feira (31).
Segundo as últimas informações da Receita Federal, até a tarde da última terça-feira (23), aproximadamente 28,6 milhões de contribuintes já haviam entregado o documento.
A expectativa do Fisco é que 39,5 milhões de declarações sejam entregues neste ano – um aumento de 8,8% em comparação ao ano passado, quando a Receita recebeu 36,3 milhões de documentos.
O programa gerador do Imposto de Renda 2023 está disponível para download desde 9 de março. Veja aqui como baixar.
Tenho pouco tempo. Qual declaração escolher?
O contribuinte pode decidir preencher a declaração desde o início ou optar pela declaração pré-preenchida.
Para aqueles que correm contra o relógio, no entanto, o contador e cofundador da plataforma Declare Fácil Vicente Sevilha afirma que a melhor opção é aquela que já traz alguns dos dados prontos.
“Usando a declaração pré-preenchida você já terá muitas informações disponíveis e vai economizar um bom tempo”, diz.
Esses dados são preenchidos a partir do que foi informado na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), entregue ao órgão por pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e prestadores de serviços de saúde até o final de fevereiro.
Vale lembrar, no entanto, que o contribuinte ainda é responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados, se necessário.